popolo01Marcos Pópolo é natural da cidade de São Paulo. Guitarrista, compositor e Co-Fundador do Instituto Guitarisma.

Inicialmente Marcos começou a se interessar por música por influência de seu pai (J. Roberto Pópolo). Aos 8 anos cantava músicas italianas (napolitanas) e ocasionalmente se apresentava de forma amadora nas cantinas italianas na cidade de São Paulo, aprendendo desde cedo a lidar com o Palco.

Aos 14 anos começou a se interessar pela guitarra e teve influências distintas, como a banda inglesa Deep Purple e a banda mineira 14 Bis.

Os estudos se iniciaram primeiramente na antiga escola TOK em Bauru com o professor Chico. Um pouco mais tarde foi aluno particular do professor Edson Lallo. O modelo de Edson o incentivou a optar pela profissão.

Aos 16 anos, Pópolo começou a desenvolver seus estudos de forma autodidata. E a paixão pelo instrumento era tanta que as horas de estudos começaram a despertar atenção nos amigos, que se tornaram seus primeiros alunos.

Em1993 formou juntamente com os amigos a banda cover “Cavalo Morto”. No ano seguinte deixou a banda para integrar outro grupo, o Kara de Anjo que trabalhava apenas com composições.popolo05

Após a gravação de alguns trabalhos com o Kara de Anjo, resolveu finalmente registrar suas músicas em um CD, contando com a participação de vários convidados, que de alguma forma, fizeram parte de sua trajetória musical.

O CD Rock and Roll World (1997), foi um dos primeiros álbuns solos gravados por um guitarrista do interior. Foi notícia em muitos pontos de mídia devido ao projeto inovador e pelas composições de um guitarrista de apenas 23 anos na época.

Em 1998 retomou os estudos com o mais renomado professor de guitarra do país, o Prof. Mozart Mello. Estudou com Mozart durante 5 anos.popolo03

Em 2000 se graduou pelo IG&T (mesmo após ter se graduado, Marcos continuou a estudar com o professor Mozart até o ano de 2003) em São Paulo.

Fundou o Instituto Guitarisma ainda em 2000 juntamente com o amigo Mr. Fabian.

Em 2003 retornou a Banda Cavalo Morto momentaneamente, apenas para gravar um CD comemorativo de 10 anos da banda.

Em 2009 participou do projeto “Rock Brazuca”, que reunia grandes nomes da guitarra de todo o Brasil tocando a mesma música em vídeo vinculado pela internet.

No início de 2012 participou da coletânea “Guitarras Vol.6” –  projeto que frequentemente reúne os melhores guitarristas do Brasil.popolo04

Em fevereiro de 2014, lançou o álbum “Let Yourself Go” que desde então vem sendo aclamado pela crítica especializada como um dos grandes lançamentos do ano.

Em setembro de 2014, a revista Guitar Player lançou na Expo Music Brazil o “CD DNA Elétrico! Vol1” com grandes nomes da guitarra brasileira desde a década de 50 até os anos atuais e escolheu Marcos Pópolo como um dos representantes da atualidade na história da guitarra do país. A música “Eleventh Dimension” do guitarrista, foi a composição escolhida para o projeto.

popolo02Acesse o site:  http://www.marcospopolo.com/

Mais:

Marcos Pópolo escreve para a versão brasileira da tradicional revista americana Guitar Player e também produz vídeos com lições e dicas para o site da revista. www.guitarplayer.com.br

Possui uma página no facebook muito assinada em todo o Brasil:

 www.facebook.com/MarcosPopolo

Voltar para Artistas